Medvedev só tem Nadal à frente numa estatística brutal contra Djokovic

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 3, 2023
WTA Dubai Duty Free Tennis Championship,Dubai,UAE,

Com uma exibição brutal, Daniil Medvedev alcançou o que ninguém ainda tinha feito este ano e derrotou Novak Djokovic, garantindo um lugar na final do ATP 500 do Dubai. O russo voltou a mostrar que, de facto, algo se desperta nele quando defronta o sérvio… especialmente quando este se encontra no primeiro lugar do ranking ATP. É que todas as cinco vitórias de Medvedev sobre Nole foram com Djokovic como líder da classificação.

Para que se tenha noção, Medvedev igualou Roger Federer Andy Murray nesse departamento, já que o suíço e o britânico também derrubaram um Nole número um do Mundo por cinco vezes nas respetivas carreiras. À sua frente, Medvedev já só tem Rafael Nadal, dono de dez triunfos dessa forma.

A primeira vez foi em 2019, em Monte-Carlo, nos quartos-de-final, com os parciais 6-3, 4-6 e 6-2. Já nas meias-finais de Cincinnati, no mesmo ano, Medvedev triunfou por 3-6, 6-3 e 6-3. Um ano depois, nas ATP Finals, o russo venceu com um duplo 6-3 na fase de grupos, enquanto, além do que se passou esta sexta-feira, também superou Djokovic na final do US Open em 2021, por 6-4, 6-4 e 6-4.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt