Laura Pigossi bate jovem alemã e fica a uma vitória da chave principal em Roland Garros

Por Bruno da Silva - Maio 24, 2023
pigossi akugue noha
Corinne Dubreil/FFT

Laura Pigossi, 139ª da WTA, chegou a Roland Garros com sete derrotas nas últimas oito partidas, mas agora já embala dois triunfos consecutivos em Paris e está a uma vitória da chave principal. A número 2 do Brasil e medalhista olímpica derrotou nesta quarta-feira (24) a jovem alemã Noma Akugue Noha, 19 anos e 219 do mundo, com parciais de 7-6(2) e 6-3, em 1h38.

Apesar de bem mais agressiva, Akugue Noha cometeu muitos erros não-forçados. Pigossi teve 18 winners a menos na partida (7 a 25), mas cometeu menos da metade de erros não-forçados (16 a 49), incluindo zero a seis em duplas faltas.

No primeiro set, Akugue Noha chegou a abrir 5-2, mas Pigossi venceu quatro games seguintes e forçou o tie-break. No game desempate, a brasileira virou de 1-2 para 7-2 e fechou a parcial inicial em uma hora.

Pigossi aproveitou o embalo e conseguiu a única quebra do segundo set logo no segundo game. Nenhum outro break point foi oportunizado em toda a parcial (foram 13 no primeiro), e a brasileira utilizou muito o primeiro saque (colocou 93% em quadra e venceu 20/25 pontos), administrando a vantagem até assegurar a vitória.

“Estou feliz com a maneira que eu consegui competir hoje. Consegui buscar soluções e joguei taticamente correta, o que fez o diferencial hoje. Estou pensando em cada jogo, sem projetar muito, focando no presente e buscando a minha melhor versão tenística dentro de quadra”, disse a brasileira após a partida.

Em busca da vaga na chave principal de Roland Garros pela primeira vez na carreira, Pigossi encara na rodada final do quali a vencedora do confronto entre a estadunidense Elizabeth Mandlik (118ª) e a australiana Arina Rodionova (203ª).

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.