Kyrgios joga muito, elimina campeão Medvedev e vamos ter novo número 1

Por José Morgado - Setembro 5, 2022
kyrgios-usopen2022

Nick Kyrgios, vice-campeão de Wimbledon e um dos tenistas em melhor forma dos últimos meses, confirmou este domingo ao final da noite todo o bom momento que trazia desde junho para alcançar uma das vitórias mais relevantes da sua carreira, a caminho dos quartos-de-final do US Open pela primeira vez na sua carreira. É a quarta vez que chega ao top 8 de um Grand Slam, depois de Wimbledon 2014, Australian Open 2015 e, claro, Wimbledon este ano.

O australiano de 27 anos, número 23 ATP (num ranking em que não conta com os pontos da final em Londres), derrotou nos oitavos-de-final do US Open o russo Daniil Medvedev, número um do Mundo e campeão em título, por 7-6(11), 3-6, 6-3 e 6-2, num encontro resolvido em menos de três horas e no qual jogou de maneira… absolutamente perfeita, com a exceção de um segundo set bastante mais errático. Perante esta derrota, Medvedev vai perder a liderança do ranking mundial, mas não se sabe… para quem. Rafael Nadal, Carlos Alcaraz e Casper Ruud são os candidatos.

Nos quartos-de-final, Kyrgios vai defrontar outro russo: Karen Khachanov, vice-campeão olímpico e número 31 ATP. O confronto direto dá empate: 1-1.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt