Kalinskaya surpreende tudo e todos, despacha Swiatek e é finalista no Dubai

Por José Morgado - Fevereiro 23, 2024

Anna Kalinskaya, russa de 25 anos que sempre foi apontada como um dos talentos da sua geração mas que nunca conseguiu confirmá-lo em toda a sua extensão, vai discutir este sábado a primeira final de torneios WTA da sua carreira e logo no WTA 1000 do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos principais torneios do circuito feminino.

Este feito inédito da russa foi alcançado às custas da melhor vitória da sua carreira profissional, já que nas meias-finais deste torneio derrotou a polaca Iga Swiatek, número um do Mundo e que vinha em longas séries de vitórias quer me 2024 (7), quer em torneios WTA 1000 (13), por 6-4 e 6-4, num duelo de quase duas horas em que a polaca apareceu irreconhecível, mas no qual houve muito mérito pela forma como a tenista russa conseguiu aguentar as investidas e a tentativa de recuperação final da líder mundial…

Para Kalinskaya, que já chegou aos quartos-de-final do Australian Open de forma notável, o sonho continua, sendo que no Dubai derrotou três tenistas do top 10 de forma consecutiva: Jelena Ostapenko (9.ª WTA), Coco Gauff (3.ª) e agora Swiatek (1.ª).

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt