João Sousa não aproveita match point e cai no qualifying de Halle

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 11, 2022

Ainda não foi desta que João Sousa somou a sua primeira vitória da temporada em relva. O número um nacional, atualmente no 63.º lugar do ranking ATP, não resistiu na primeira ronda do qualifying do ATP 500 de Halle, ao perder com Radu Albot (121.º) pela segunda semana consecutiva, depois de também ter caído frente ao moldavo em Estugarda.

Desta feita, o vimaranense esteve a um só ponto de vencer, uma vez que teve um match point no tie-break do segundo set, mas não o conseguiu aproveitar. Assim, perdeu com os parciais 6-1, 6-7(6) e 6-2, em menos de duas horas.

Sousa entrou muito bem e assinou uma grande primeira partida e manteve-se estável até ser quebrado no oitavo jogo do segundo set. Certo é que fez logo o contra-break, salvou dois set points no décimo jogo e forçou o tie-break, onde teve uma vantagem de 5-3 e um match point a 6-5. O problema é que perdeu três pontos seguidos e na terceira partida já não teve hipóteses de quebrar Albot.

João Sousa segue agora para o ATP 250 de Maiorca, onde está a três lugares de entrar no quadro principal de singulares e a quatro de entrar com Francisco Cabral em pares.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt