Oficial: Sousa e Elias entram diretamente no US Open
Foram publicadas esta quarta-feira as listas oficiais de jogadores participantes nos quadros principais de singulares do US Open, o último Grand Slam da temporada, e dentro dos 208 nomes confirmados figuram os de João Sousa e de Gastão Elias.
Com a confirmação da não participação de Victoria Azarenka (por se encontrar grávida) e de Maria Sharapova (suspensa pela ingestão de substâncias dopantes), mas com Shuai Peng, Vitalia Diatchenko e Galina Voskoboeva inscritas com o seu “ranking protegido”, o quadro principal feminino de momento “fecha” na 103ª melhor tenista rankeada do circuito, Aliaksandra Sasnovich.
Já no quadro masculino, e apesar de nenhuma “baixa” antecipada, o último jogador com entrada directa será o canadiano Vasek Pospisil, 98º da hierarquia ATP, sendo que serão seis os tenistas que beneficiarão de estatuto de “ranking protegido” para disputarem a prova – Julien Benneteau, Janko Tipsarevic, Brian Baker, Thanasi Kokkinakis, Jerzy Janowicz e Dmitry Tursunov.
Deste modo, o campeão de 2009 Juan Martin del Potro vê-se então “obrigado”, salvo as desistências de outros jogadores ou um “wild card” da organização, a disputar o qualifying da prova, cujas listas apenas serão divulgadas dentro de 3 semanas. Nessas listas poderão estar o nome de três tenistas portugueses – Pedro Sousa, Frederico Silva e Michelle Larcher de Brito -, sendo que, com o ranking actual, nenhum dos três teria entrada nas mesmas.