João Sousa emocionado no adeus: «Foi uma viagem única!»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 27, 2024

João Sousa viveu uma manhã emocionante no Jamor, ao anunciar que vai terminar a carreira no Millennium Estoril Open. O melhor tenista português de todos os tempos falou de forma emocionada, com um discurso sentido no qual tocou todos os pontos antes de responder às perguntas dos muitos jornalistas presentes. Desde as dores que confirmam o adeus ao orgulho que sente no trajeto que viveu.

DISCURSO DE JOÃO SOUSA NA ÍNTEGRA

Infelizmente, os últimos tempos têm sido difíceis, com uma série de lesões que me têm impedido de jogar ao mais alto nível e desfrutar dentro do court. Tenho lutado contra isso, mas o meu corpo e mente têm demonstrado sinais extremos de cansaço e de dores diárias pelo que, após um período de muita reflexão e de consideração, queria comunicar que decidi retirar-me do ténis profissional e que o Millennium Estoril Open será o último torneio da minha carreira.

Sei que para muitos esta decisão não é surpreendente, mas depois de toda uma vida dedicada à minha paixão que é o ténis esta decisão vem com emoções muito fortes. Sinto um orgulho enorme no que alcancei e no legado que deixo. Durante este percurso, tive oportunidade, privilégio e honra de representar Portugal nos torneios mais prestigiados, circuito ATP, Grand Slams e Taça Davis. Sinto um enorme e profundo orgulho por aquilo que atingi e gostaria de acreditar que contribui para o desenvolvimento do ténis no nosso país. Para lá dos recordes ficam as memórias inesquecíveis, experiências inigualáveis e memorias marcantes no ténis e coração.

Tudo isto não seria possível sem a minha família. O apoio incondicional deles, o amor, o carinho e tudo aquilo que sacrificaram para fazer o que gosto. Foram a base do meu sucesso e estou-lhe eternamente grato por isso. Queria deixar uma palavra especial e a minha gratidão para com o meu treinador Frederico Marques, que esteve sempre ao meu lado em todos os momentos. A sua sabedoria, motivação, ambição, dedicação e orientação foram fundamentais e desempenharam um papel super importante para me mudar como jogador e como pessoa.

Não podia deixar de agradecer à FPT e ao presidente Vasco Costa pelo trabalho que tem desenvolvido e por estarem sempre dispostos a ajudar em todos os momentos. À Polaris, aos meus patrocinadores, que revelaram ser os parceiros ideias e todos os que direta ou indiretamente me ajudaram em algum momento da minha carreira.

Aos meus fãs, fico sem palavras para demonstrar o agradecimento, o entusiasmo e carinho durante toda a minha carreira. Por último, a vocês media pelo trabalho de divulgação e carinho, independentemente dos bons e maus momentos.

O Estoril Open vai ser o derradeiro desafio da minha carreira, este torneio que conquistei em 2018 é muito especial para mim e é o cenário ideal para me despedir do ténis. Pretendo fazer com a minha família, amigos, patrocinadores, com o meu público que sempre esteve comigo e todas aquelas pessoas que partilharam momentos de triunfos mas também de desaire.

Embora encerre aqui esta fase da minha vida, o meu compromisso com o ténis e com o desenvolvimento desportivo em Portugal permanece inabalável. Mantenho o desejo de tentar fazer crescer o desporto em Portugal. Os próximos tempos serão passados e dedicados a pensar no futuro e a escolher os meus próximos desafios, aos quais vou dar todo o entusiasmo, resiliência e espírito de conquista em toda a minha carreira.

Agradeço o todos os que fizeram parte desta viagem única. Aguardo pelo próximo capítulo.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt