João Sousa eliminado na 1.ª ronda em Marselha
Não correu bem a passagem de João Sousa por Marselha. O número um português e atual 45.º colocado do ranking ATP, foi eliminado esta terça-feira na primeira ronda do Open 13 pelo jovem talentoso austríaco Dominic Thiem, número 48 ATP e uma das maiores promessas do circuito masculino, por 7-6(6) e 6-4, em 1h51, numa partida resolvida apenas nos pontos importantes.
O vimaranense de 25 anos, que no primeiro set recuperou da desvantagem de um break para levar o parcial até um tiebreak, teve um set point à sua disposição e um break de vantagem no segundo set mas não conseguiu evitar a derrota em parciais diretos, muito por culpa da pouca ineficácia na conversão de break points – apenas 20 por cento (2/10).
A reta final ainda foi interessante, com Sousa a salvar oito match points e a forçar Thiem a servir para a conquista do encontro, mas o carismático austríaco, que não entrou ao seu nível em 2015, não tremeu e acabou por selar a qualificação para a segunda ronda.
João Sousa encerra a sua série de torneios em piso rápido coberto, que tem sido a sua melhor superfície ao longo dos últimos anos. O português fez meias-finais em Montpellier, mas ficou pela primeira ronda em Roterdão e Marselha. O seu próximo torneio é o ATP 500 do Dubai, na próxima semana.
Em termos de ranking, João Sousa deverá cair algumas posições esta semana, já que defendia 90 pontos referentes aos quartos-de-final alcançados no Rio de Janeiro, em 2014. Ainda assim, é quase certo que Sousa se vai manter no top50.