João Sousa dá boa réplica a jovem estrela francesa mas cai em Aix-en-Provence
Durante dois sets e pouco, João Sousa realizou a sua melhor exibição dos últimos largos meses, mas uma quebra de rendimento no terceiro parcial acabou por resultar no adeus ao fortíssimo Challenger de Aix-en-Provence, torneio de categoria 175. O número 162 do ranking ATP tinha pela frente a jovem estrela Luca Van Assche (86.º) e ofereceu grande réplica, antes de se despedir da prova.
Van Assche, que aos 18 anos até um set tirou a Novak Djokovic em Banja Luka, é a nova coqueluche do ténis gaulês e levou a melhor com os parciais 6-4, 6-7(2) e 6-1, ao cabo de 2h34. O vimaranense de 34 anos esteve ao nível do jovem gaulês — muitas vezes acima –, algo que foi insuficiente perante a súbita descida após fazer o break e ter a vantagem de 1-0 no terceiro e decisivo set da primeira ronda do torneio francês.
Leia também:
- — Medvedev e o público espanhol: «Fizeram o mesmo ao Rune e fazem ao Djokovic»
- — Rune quebra silêncio sobre polémica em Madrid: «Na próxima vez durmo uma sesta»
- — [VÍDEO] Tsitsipas deixou mensagem bonita a Thiem após derrotá-lo em Madrid
Mas puxemos o filme atrás. João Sousa deixou escapar um primeiro set no qual foi respondendo a Van Assche, sendo que até teve mais quatro pontos de break para fazer o 5-5. O vimaranense não se deixou afetar e voltou ao trabalho na segunda partida, chegando à vantagem de 3-1 que deixou escapar. No tie-break foi implacável e arrancou o terceiro set logo com a quebra de serviço, o que se mostrava prometedor. O problema é que, subitamente, Sousa quebrou de rendimento, Van Assche subiu e o francês dominou por completo daí para a frente.
Desta forma, Sousa deixa a participação portuguesa em Aix-en-Provence nas mãos de Nuno Borges em singulares e de Borges e Francisco Cabral em pares, enquanto segue para Roma, onde ainda espera para entrar no qualifying do Masters 1000 italiano.