João Sousa começa bem mas cede reviravolta a McDonald e cai à primeira em Maiorca

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 19, 2022

Ainda não foi desta que João Sousa somou um triunfo em relva esta temporada. O número um nacional, atualmente no 57.º posto do ranking ATP, caiu na primeira ronda do ATP 250 de Maiorca, onde cedeu frente a Mackenzie McDonald (53.º), tenista que defrontou pela terceira vez esta temporada.

Sousa entrou muito bem no encontro e estava a jogar a um excelente nível, antes de McDonald dar a volta ao texto em pequenos pormenores no segundo set e descolar no terceiro, finalizando com os parciais 4-6, 7-5 e 6-1.

O português teve três pontos de break logo a abrir o segundo set, algo que podia ter mudado a história do duelo, mas não os aproveitou e foi quebrado quando servia para tentar forçar o tie-break. Já no terceiro parcial, Sousa sofreu o break de forma invulgar, já que o árbitro Nacho Forcadell penalizou o português por ter dito ‘vamos’ depois do serviço, num momento em que a resposta de McDonald ainda caiu dentro. Daí para a frente, não se conseguiu reencontrar.

João Sousa continua em Maiorca para jogar o torneio de pares ao lado de Sebastian Baez, antes de seguir viagem para Londres, onde tem lugar no quadro principal de singulares e pares em Wimbledon.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt