João Sousa cede em batalha duríssima e República Checa faz 2-0 na Taça Davis
João Sousa, número um nacional, não resistiu a um duelo maratoniano com Tomas Machac para fechar o primeiro dia da eliminatória de Portugal contra a República Checa com a seleção adversária a liderar por 2-0. Assim sendo, os visitantes colocam-se a apenas um triunfo de garantir o apuramento para as Davis Cup Finals.
Sousa caiu ao cabo de 2h50 de batalha com os parciais 7-6(6), 3-6 e 6-2, num encontro recheado de voltas a reviravoltas do início ao fim. O vimaranense teve dois set points no primeiro parcial, ao passo que saiu ileso de uma segunda partida que a certa altura teve cinco breaks consecutivos. A partir do 3-3, João Sousa disparou, empatou o encontro e parecia lançado no terceiro set.
O melhor português de sempre abriu para 1-0 e teve 0-30, com Machac a tremer. Certo é que o checo fez o 1-1 e a isso seguiu-se um jogo de serviço absolutamente louco. Ao longo de mais de 20 minutos, João Sousa não aproveitou seis pontos para fechar e não salvou o oitavo (!) break point. Daí para a frente, Machac estabilizou e carimbou o triunfo.
Desta forma, Portugal vai lutar pela sobrevivência na eliminatória no duelo de pares, para o qual estão escalados, nesta altura, Nuno Borges e Francisco Cabral diante de Tomas Machac e Adam Pavlasek.