João Domingues avança na fase de qualificação em Itália
João Domingues, número 509 do ranking mundial, alcançou na tarde deste sábado uma das melhores vitórias da época. O jogador português de 21 anos carimbou o passaporte para a segunda ronda da fase de qualificação do torneio Challenger de Pádua, em Itália, que distribui mais de 42 mil euros em prémios monetários e se realiza sobre terra batida transalpina.
A optar por jogar um torneio de categoria acima daqueles que tem disputado ao longo da maior parte do ano, Domingues recuperou de um set e um break de desvantagem para derrotar na estreia o sexto pré-designado Marcelo Arevalo, ex-top 200 mundial e atual 312.º ATP, pelos parciais de 3-6, 6-3 e 6-3, ao cabo de 1H46.
Na segunda eliminatória do qualifying italiano, João Domingues terá pela frente o tenista local Alessandro Giannessi, convidado da organização e número 409 da tabela classificativa, que na jornada de hoje cedeu apenas dois jogos perante o seu compatriota Jacopo Stefanini. Domingues e Giannessi nunca se defrontaram anteriormente no circuito profissional.
No quadro principal, o lisboeta Pedro Sousa, 846.º do Mundo, encara na primeira ronda o colombiano Alejando Gonzalez, 104.º ATP, que defende o estatuto de primeiro cabeça-de-série da competição.