Hurkacz impõe a Federer a derrota mais pesada da carreira em Wimbledon

Por José Morgado - Julho 7, 2021
federer-wimbledon-qf

Hubert Hurkacz, jovem polaco de 24 anos que este ano saltou para a ribalta ao vencer em Miami o seu primeiro título Masters 1000, alcançou esta quarta-feira um dos momentos mais felizes da sua carreira, ao impor ao seu ídolo Roger Federer, oito vezes campeão de Wimbledon, a derrota mais pesada da carreira do suíço no All England Club, rumo às meias-finais da edição de 2021.

O polaco, número 18 do ranking mundial e que andava completamente afastado dos seus melhores resultados desde o tal título em Miami — venceu apenas um encontro durante toda a temporada de terra batida –, derrotou o suíço, número oito mundial, por 6-3, 7-6(4) e 6-0, em menos de duas horas, num encontro que acabou por ficar resolvido num tenso tie-break de segundo set, em que Federer acabou por cometer muitos erros incaraterísticos, depois de até ter liderado o parcial por 4-1. Hurkacz não tirou o pé no terceiro parcial e Federer colapsou por completo, física e mentalmente, sofrendo o seu primeiro pneu da carreira em Wimbledon.

Em termos de jogos ganhos (9), esta é a pior derrota de Federer em Wimbledon. É apenas a terceira vez que perde em sets direitos e a primeira desde 2002, quando ainda nem sequer era campeão de Grand Slam.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/Wimbledon/status/1412822377319256067

Hurkacz espera por Matteo Berrettini ou Felix Auger Aliassime para saber quem defronta nas meias-finais desta sexta-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com