Henman inova e escolhe o GOAT das estatísticas e o GOAT da popularidade

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 25, 2021
federer-djokovic
Foto: EPA/WILL OLIVER

Voltamos ao debate sobre quem é o melhor de todos os tempos. Mas voltamos porque Tim Henman inovou na resposta que deu quando foi questionado sobre o GOAT. Ora, para o antigo tenista inglês há duas respostas possíveis. Ou melhor, é possível encontrar dois GOATs diferentes, como o próprio britânico explicou.

“Há pessoas que elegem o GOAT por estatísticas e outras por talento e valores. Se nos basearmos nas estatísticas, em semanas como número um do mundo, número de títulos importantes e outros dados, não há dúvidas de que Novak Djokovic vai ganhar esse debate. Por outro lado, se falamos de impacto e popularidade, não há dúvidas de que Roger Federer será o vencedor. O suíço é o tenista mais popular que o ténis teve na história”considerou Henman.

Certo é que o britânico acredita que um eventual título no US Open coloca Djokovic mesmo noutro patamar. “Se Djokovic consegue ganhar o US Open e supera Federer e Nadal em títulos do Grand Slam seria incrível. Não nos podemos esquecer que se o conseguir ganha os quatro Grand Slams no mesmo ano. Isso leva Djokovic a um nível diferente. Não haveria dúvidas de que seria o melhor jogador de todos os tempos. Federer teve a sua oportunidade em inúmeras ocasiões, mas teve sempre pela frente Rafael Nadal em Roland Garros”, lembrou.

Pedro Gonçalo Pinto