Gonçalo Oliveira passa o qualifying em Lisboa e marca duelo… com Paire

Por José Morgado - Setembro 26, 2022
FOTO: Sara Falcão

Aparentemente refeito da confusão que o fez desistir do Braga Open, na semana passada, Gonçalo Oliveira, número 384 do ranking ATP, está a viver um início de semana muito positivo no Lisboa Belém Open, no CIF, e esta segunda-feira conseguiu mesmo ultrapassar com sucesso a fase de qualificação.

O portuense de 27 anos derrotou na ronda de acesso ao quadro o italiano Mattia Bellucci, número 272 ATP, por 5-7, 6-3, 1-0 e desistência, num encontro em que o tenista da casa já estava a virar quando o rival optou por abandonar.

Agora, na primeira ronda do quadro, Oliveira tem encontro marcado com nada mais, nada menos do que o francês Benoit Paire, ex-top 20 mundial.

Pedro Araújo (582.º) — 7-6(0) e 6-2 diante do espanhol Javier Barranco Cosano (316.º) –, Duarte Vale (507.º) — 6-3 e 6-3 frente ao também espanhol Oriol Rocca Batalla (303.º) — e Jaime Faria (700.º) — 6-1 e 6-1 frente ao jovem francês de 18 anos Luca Van Assche (289.º) — foram todos derrotados na ronda de acesso e aguardam (remotas) chances de entrar como lucky loser.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com