Gastão Elias com melhor vitória do ano rumo à final em Mestre
Gastão Elias, número dois português e 98.º da classificação mundial, garantiu durante a tarde deste sábado o apuramento para a final do torneio challenger de Mestre, em Itália, alcançando a melhor vitória do ano em termos de ranking. O jogador natural da Lourinhã desembaraçou-se do local Paolo Lorenzi, primeiro cabeça de série e 50.º ATP, pelos parciais de 5-7, 6-2 e 6-2, em 2h18.
A defender o estatuto de quarto cabeça de série da competição transalpina, Elias, que optou por não jogar Roland Garros, ainda cedeu a primeira partida. No entanto, o português começou a exibir-se de forma mais agressiva, com boas subidas à rede, para inverter o resultado, num encontro em que ganhou 76% dos pontos disputados com a primeira bola e somou quatro quebras de serviço.
Na final, a sua segunda do ano depois de ter sido campeão em abril no challenger de Turim, também realizado em Itália, Gastão Elias vai medir forças com o argentino Horacio Zeballos, terceiro pré-designado da prova e 93.º da hierarquia ATP. Os dois jogadores vão defrontar-se pela oitava ocasião, com o sul-americano a liderar o confronto direto por 4-3.
Com esta vitória rumo à final em Mestre, Gastão Elias garante que vai ocupar a partir de segunda-feira o lote dos 90 primeiros do ranking mundial ATP, o 89.º posto, figurando na sua melhor classificação de sempre.