Gastão Elias falha título em Bucaramanga

Gastão Elias, número 143 da hierarquia mundial, revelou-se incapaz de contrariar o teórico favoritismo de Danel Gimeno-Traver, 110.º do ranking, na final do Challenger de Bucaramanga, cedendo pelos parciais de 3-6 e 6-1 e 5-7, ao cabo de 2h03.

Naquele que foi o primeiro frente a frente entre ambos, o experiente jogador espanhol entrou melhor no encontro, convertendo um único mas precioso ponto de break no primeiro set, mas o caldense viria a subir o nível no segundo parcial, reclamando-o para si de forma autoritária.

Ainda que tenha continuado a dar muito boa conta de si no terceiro parcial, Elias acabou por fraquejar quando servia a 5-6, o que se tornou fatal para as suas aspirações no evento colombiano dotado de 50 mil dólares e disputado em terra batida. No total, o português converteu três pontos de break, em cinco oportunidades, ao passo que o seu oponente concretizou sete quebras em nove possíveis.

Ao alcançar a final, o jogador natural das Caldas da Rainha tem garantida a subida de 17 lugares no ranking ATP, o que lhe permite saltar da 143.ª para a 126.ª posição, ficando mais perto de alcançar o seu principal objetivo, a entrada no top 100.

Reveja aqui o encontro.