Gastão Elias na final em Bucaramanga

Gastão Elias, número dois português e 143.º colocado do ranking mundial, garantiu este sábado a qualificação para a final do Claro Open Bucaramanga 2015, evento do circuito Challenger, que distribui 50 mil dólares em prémios monetários e é disputado em terra batida.

Nas meias-finais do torneio colombiano, o tenista de 24 anos confirmou o seu favoritismo diante do espanhol Jordi Samper-Montana, 227.º classificado ATP, e triunfou por 6-4 e 7-6(5), num encontro em que recuperou por duas vezes de breaks de desvantagem no segundo set.

Na final do evento sul-americano, Elias vai medir forças com o experiente espanhol Daniel Gimeno-Traver, número 110 ATP e sétimo cabeça-de-série do torneio. Esta será a primeira versão deste duelo ibérico entre Elias e Gimeno.

Para já, o português tem garantida uma subida de 17 lugares no ranking mundial, do 143.º para o 126.º posto. Em caso de título, o número dois nacional passará a ocupar a posição 119 da hierarquia masculina, aproximando-se novamente do top 100, que é o principal objetivo para 2015.