Gastão Elias com novo máximo de carreira; Campeão Almagro reentra no top 50
Gastão Elias, número dois português, volta a figurar esta segunda-feira no seu melhor ranking de sempre, uma semana depois de ter alcançado o top 100 ATP pela primeira vez na sua carreira. O jogador natural da Lourinhã escala mais um lugar na classificação e está neste momento no 93.º posto, numa semana em que não disputa qualquer torneio.
Ao contrário de Elias, eliminado na ronda inaugural do Millennium Estoril Open pelo francês Paul-Henri Mathieu, o número um nacional João Sousa desceu uma posição na tabela classificativa e está no 35.º lugar ATP. Esta semana, o vimaranense compete no torneio Masters 1000 de Madrid e entra em ação já esta segunda-feira com um duelo frente ao gaulês Nicolas Mahut, 49.º classificado.
Já o espanhol Nicolas Almagro, campeão do Millennium Estoril Open 2016, deu um salto significativo na hierarquia. Almagro, ex-top 10 mundial que derrotou o compatriota Pablo Carreño Busta na final disputada no Clube de Ténis do Estoril, reentrou no top 50 ATP e coloca-se esta semana no 48.º posto da tabela, escalando um total de 23 lugares.
No top 10 do ranking mundial masculino, destaque para a subida do canadiano Milos Raonic, ex-número quatro mundial, que voltou a integrar o leque dos dez primeiros. Richard Gasquet, um dos grandes ausentes da edição de 2016 do Millennium Estoril Open devido a lesão, não defendeu os pontos alusivos ao título no Estoril e saiu do top 10 ATP, figurando agora na 12.ª posição.
Quanto à hierarquia feminina, a número um portuguesa Michelle Larcher de Brito escorregou sete lugares e ocupa esta segunda-feira o 243.º lugar do WTA Tour. O top 10 mantém-se igual à semana passada.