Gastão Elias bate amigo João Sousa rumo às primeiras meias-finais ATP da carreira
Gastão Elias carimbou esta sexta-feira o passaporte para as meias-finais de um torneio do circuito principal ATP pela primeira vez na carreira… e logo com um triunfo sobre o seu compatriota e amigo João Sousa, 30.º do Mundo. O número dois português, atual 89.º colocado, apresentou-se em grande forma e avançou, em 62 minutos, ao top 4 da prova ATP 250 de Bastad, na Suécia.
Num duelo sem história, Elias bateu Sousa, que se mostrou sempre longe do seu melhor nível, pelos parciais de 6-2 e 6-2, derrotando o segundo cabeça de série depois de uma dura vitória em três partidas, ontem, frente ao japonês Taro Daniel. Hoje, o menos cotado dos portugueses esteve quase perfeito em todos os níveis, colocando 73% de primeiras bolas e quebrando o serviço do compatriota em cinco ocasiões.
Nas meias-finais, disputadas este sábado, Gastão Elias vai medir forças com o espanhol Fernando Verdasco, ex-top 10 mundial e atual 59.º da tabela mundial, que cedeu apenas três jogos para seguir em frente, ultrapassando em 68 minutos o argentino Facundo Bagnis, por 6-2 e 6-1. Elias e Verdasco nunca se defrontaram no circuito ATP.
Com este resultado, Gastão Elias, à distância de um lugar do seu melhor ranking de sempre (88.º), vai ascender pela primeira vez ao top 75 da hierarquia, sendo que uma eventual presença na final permite-lhe subir ao top 70 ATP.