Gastão Elias a um passo do quadro principal no Rio de Janeiro
Gastão Elias, 142.º colocado do ranking mundial, apurou-se sem problemas de maior para a segunda e última ronda da fase de qualificação do Rio Open 2016, prova de categoria 500 do ATP World Tour e dotada de mais de um milhão de dólares em prémios monetários. Na estreia, o número dois português derrotou o convidado brasileiro Carlos Eduardo Severino, 346.º do mundo, por 6-3 e 6-2.
Elias, que na passada semana só foi ultrapassado por Dominic Thiem na segunda ronda do ATP 250 de Buenos Aires, defendeu com sucesso o estatuto de oitavo cabeça de série da qualificação, num encontro com a duração de 83 minutos e no qual só perdeu sete pontos disputados com a sua primeira bola. O português quebrou ainda o serviço do opositor em cinco ocasiões.
Na ronda de acesso ao quadro principal, Gastão Elias terá pela frente o também brasileiro Rogério Dutra Silva, quarto cabeça de série e número 113 da tabela classificativa, que na jornada deste sábado ultrapassou o chileno Hans Podlipnik-Castillo, 196.º ATP, pelos parciais de 6-2 e 6-2.
Esta é a primeira vez desde fevereiro de 2015 que Elias participa num torneio de categoria ATP 500, depois de Acapulco, no México, onde cedeu na primeira eliminatória da fase de qualificação perante o norte-americano Austin Krajicek.