Garcia e Sabalenka proporcionam algo que nunca aconteceu na história das WTA Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 7, 2022

É já na madrugada de segunda para terça-feira que Caroline Garcia Aryna Sabalenka vão discutir o derradeiro troféu individual da temporada no WTA Tour. A francesa e a bielorrussa preparam-se para a final das WTA Finals, sendo que já protagonizaram algo inédito na história da competição, que está na sua 51.ª edição.

Nunca se tinha visto uma luta pelo título entre duas jogadoras que nunca sequer chegaram à final de um torneio do Grand Slam. Sabalenka atingiu as meias-finais por três vezes e Garcia estreou-se no US Open deste ano, mas a verdade é que haverá mesmo este cenário inédito, confirmado com a surpreendente vitória da bielorrussa sobre Iga Swiatek, que podia desfazer esse dado histórico.

Curiosamente, nas ATP Finals também houve apenas uma edição em que os dois finalistas não tinham pisado — e ainda não o fizeram — uma final de um Grand Slam. Foi em 2017, na altura com David Goffin a medir forças com Grigor Dimitrov.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt