Fritz complica, mas entra a ganhar em Basileia e segue na luta pelas Finals

Por José Morgado - Outubro 25, 2023
fritz

Taylor Fritz, número 9 do ranking mundial e da ATP Race para Turim, onde persegue uma das últimas vagas de apuramento para as ATP Finals de final de temporada, garantiu esta quarta-feira um primeiro triunfo muito importante no ATP 500 de Basileia e qualificou-se para os oitavos-de-final da prova suíça.

O norte-americano que celebra 26 anos durante esta semana derrotou na primeira ronda do torneio helvético o australiano Max Purcell, 41.º ATP e uma das grandes surpresas da temporada, por 7-6(7) e 7-6(4), num duelo de 1h58 bastante atribulado. Fritz virou de 1-5 no tie-break do primeiro set, onde teve de salvar dois set points, e depois no segundo parcial ainda chegou a liderar por 5-3, mas foi quebrado na hora de servir para o encontro. Ainda assim, recompôs-se a tempo de vencer em dois sets.

Este início de terceira jornada em Basileia ficou ainda marcado pela vitória do francês Ugo Humbert (28.º ATP) sobre Marcos Giron (57.º), dois jogadores em boa forma, por 6-3, 4-6 e 7-6(3). O gaulês marca encontro na quinta-feira com o chileno Nicolas Jarry, sétimo cabeça-de-série.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt