Francisca Jorge passa às meias-finais no Porto e tem top 200 quase garantido

Por José Morgado - Fevereiro 2, 2024

Francisca Jorge, heptacampeã nacional e número 207 do ranking WTA, qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais do ITF W50 do Porto, disputado nos courts cobertos do Monte Aventino, e colocou-se em posição provisório de top 200 no ranking WTA pela primeira vez na sua carreira. A vimaranense pode estrear-se nessa elite na próxima segunda-feira em caso de vitória na sua meia-final de sábado, ou mesmo em caso de derrota se a norte-americana Robin Anderson não chegar à final do torneio de Roma e se a canadiana Stacey Fung não vencer esse evento.

A vimaranense de 23 anos, que nos últimos meses tem vivido momentos especiais na sua carreira — maior título no final de 2023 e estreia em Grand Slams no Australian Open 2024, derrotou nos ‘quartos’ da prova portuense a checa Dominika Salkova, de 19 anos e número 209 WTA, por 7-6(3), 5-7 e 6-2, numa emocionante batalha de 2h22 que poderia ter arrumado mais cedo, uma vez que chegou a liderar por 4-2 no segundo set.

Nas meias-finais de sábado, Kika tem encontro marcado com a espanhola Jessica Bouzas Maneiro, que na semana passada a derrotou na primeira ronda do W75 a caminho… do título!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt