Francisca Jorge falha final no Porto mas garante entrada inédita no top 200

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 3, 2024

Ainda não foi desta que Francisca Jorge (207.ª do ranking WTA) conseguiu ultrapassar a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (151.ª), ficando à porta da final do ITF W50 do Porto.  A defrontar a campeã do torneio de categoria 75 que se disputou no mesmo local na semana passada — derrotando Kika na primeira ronda –, a portuguesa caiu em dois sets apertados, com os parciais 7-5 e 6-4, sendo que até teve um set point na resposta a 5-4 no primeiro parcial.

No entanto, uma meta especial foi atingida de qualquer das formas. É que Francisca Jorge vai entrar de forma inédita no top 200 do ranking WTA, sendo que esta segunda-feira vai surgir exatamente no posto número 200 da hierarquia mundial feminina. É apenas a sexta lusa da história a consegui-lo, juntando-se a Sofia Prazeres, Frederica Piedade, Neuza Silva, Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler.

As contas ficaram fechadas pelo facto de Robin Montgomery não ter chegado à final do ITF W75 de Rome, nos Estados Unidos, e de a canadiana Stacey Fung não ter vencido essa competição.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt