Finlândia em festa com presença inédita nas ‘meias’ da Davis: «É por isto que jogamos ténis»

Por Nuno Chaves - Novembro 22, 2023

Pela primeira vez na história, a Finlândia qualificou-se para as meias-finais da Taça Davis após deixar pelo caminho o Canadá, nada mais, nada menos que o campeão em título.

É um momento muito especial para uma seleção sem grande tradição mas que, cada vez mais, continua a crescer, tal como revelaram, mais tarde, os protagonistas aos jornalistas.

Leia também:

HARRI HELIOVAARA

É por isto que jogamos ténis. Jogo para viver emoções como esta. Hoje foi um dos dias mais bonitos da minha carreira. Temos uma grande equipa e sabíamos que íamos ter uma grande quantidade de adeptos finlandeses mas nunca sabes como te vais sentir em court até estar lá. Tivemos pouca sorte, o Ruusuvuori não conseguiu jogar. Ao mesmo tempo, estávamos a tomar o pequeno almoço e disse que ao Virtanen que talvez fossemos precisar dos pontos da parte dele. Depois de vê-lo nos singulares, sabia que jogaria muito bem em pares. Estar em court foi um prazer. Não posso pedir mais.

OTTO VIRTANEN

Cada vez que jogo com a camisola da Finlândia, ao lado dos nossos adeptos, faz com que jogue incrível. Não estamos na Finlândia mas sinto que é como se lá estivéssemos, todos estão geniais. Estamos a desfrutar dentro e fora do court. Há um pequeno impacto no meu jogo ao ver como os adeptos reagem ao que faço em cada ponto.

JARKKO NIEMINEN

Sei que o ténis é um pouco mais importante hoje na Finlândia depois do que conseguimos. Há muita gente que joga ténis, mas nem muitos competem. Não temos muitos jogadores profissionais, é um desporto muito popular como hobby mas não um dos mais tradicionais. Agora é cada vez maior, o ténis tem cada vez mais atenção. A equipa da Taça Davis recebe cada vez mais atenção e tenho a certeza de que cada vez mais crianças vão jogar ténis depois disto, vai ver-se mais na televisão, ajuda ter ídolos como estes.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.