Federação Francesa admite erro e vê-se ‘obrigada’ a dar wild card a Paire para Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 15, 2023

Mesmo que Benoit Paire e a Federação Francesa de Ténis estejam de costas voltadas uma vez mais, o número 160 do ranking ATP recebeu um wild card para o quadro principal de Roland Garros. Mas como é que isso foi acontecer se as relações estão longe de saudáveis? Está tudo defendido pelos regulamentos, mas foi preciso a FFT reconhecer um erro e voltar atrás para entregar o convite ao tenista de 34 anos.

É que, esta temporada, um dos wild cards para o quadro principal é entregue ao francês mais bem colocado na Race para as ATP Finals que não tenha entrada direta. Ora, a data limite nos regulamentos apontava para 15 de maio, mas o ranking não foi atualizado esta segunda-feira por ser a meio do Masters 1000 de Roma. E é aqui que o enredo se embrulha.

Leia também:

 

Ora, Paire chegou este domingo à final do Challenger de Francavilla al Mare, caminhada que lhe dá pontos suficientes para ultrapassar Hugo Gaston, o tal que ocupava esse primeiro posto sem entrada direta. O problema é que essa final só terá impacto no ranking de dia 22 de maio, algo que a FFT reconheceu, voltando atrás na decisão de atribuir o wild card a Gaston por esta via e entregou-o a Paire. Gaston recebe na mesma a última vaga ‘tradicional’ em aberto… que não seria para Paire.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt