Ex-número um mundial de pares e campeão olímpico retira-se do ténis aos 41 anos

Por Pedro Almeida - Novembro 29, 2018

Max Mirnyi, de 41 anos e ex-número um mundial de pares do ranking ATP, anunciou esta quinta-feira o seu abandono do circuito profissional e colocou um ponto final a uma carreira de 22 anos.

“Foi uma decisão muito difícil para mim, já que o ténis tem sido a minha vida desde que me lembro. Tive a sorte de alcançar muito mais do que quando era um menino de Minsk, na Bielorrússia, que apenas sonhava”, confessou o bielorrusso, que durante a sua carreira somou 53 títulos, um dos quais em singulares em 2003, em Roterdão, Holanda.

Max Mirnyi subiu ao topo da classificação ATP em pares em junho de 2003, onde passou 57 semanas. O bielorrusso foi ainda campeão olímpico em 2012, ao lado da compatriota Victoria Azarenka – ex-número um mundial em singulares -, e sagrou-se ainda vencedor de seis títulos do Grand Slam na variante, quatro dos quais em Roland Garros e dois no US Open.

O bielorrusso passou também por Portugal, onde em 2003 foi detentor do título de pares ao lado de Mahesh Bhupathi.

Jornalista - licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa - e amante de ténis desde sempre e para sempre.