Estranha decisão de arbitragem no Porto gera críticas: «Pior chamada que já vi na vida»

Por Bola Amarela - Agosto 1, 2023
araujo-destaque

O quadro principal do Porto Open arrancou esta segunda-feira no complexo de ténis do Monte Aventino, com a felicidade do regresso aos triunfos de João Sousa depois de dois meses ausente, mas as primeiras horas do dia contaram com a qualificação de dois tenistas portugueses para o quadro principal — Jaime Faria e João Domingues, este último vencendo um duelo português diante do seu mais jovem compatriota Pedro Araújo, que ficou marcado por uma decisão polémica do árbitro Miguel Leal numa fase decisiva da partida. Com Domingues a enfrentar um ponto de break quando servia a 1-0 no terceiro parcial, Araújo disparou uma resposta de esquerda que lhe permitiu depois fechar o ponto finalmente com o volley, mas o árbitro de cadeira surpreendeu os presentes ao chamar um audível ‘through’, indicando que a bola tinha passado pela rede, ou seja, por baixo da tela.

A decisão deixou todos os presentes — as bancadas estavam repletas — confusos e a imagens televisivas confirmaram aquilo que tinha ficado mais ou menos evidente a olho nu: a bola, que praticamente não sofreu desvio na sua trajetória, passou por cima da rede… e não por baixo. Sem surpresas, Araújo mostrou-se incrédulo com a decisão, quer em court, quer depois na conferência de imprensa. “Uma das piores chamadas que já vi serem feitas num court de ténis. O árbitro deve ter sido a única pessoa no Mundo a bola daquela maneira e infelizmente foi um erro num momento muito importante”.

O incidente mereceu o comentário público nas redes sociais de Julian Contzen, treinador de Araújo. “Os árbitros não podem continuar a ter esta influência nos jogos. Isto é gozar com o trabalho dos jogadores”.