Estados Unidos voltam a ter quatro jogadores no top 15 ATP 26 anos depois

Por José Morgado - Outubro 22, 2023
shelton-paul

Os Estados Unidos são historicamente a maior potência do ténis mundial, mas perderam por completo a hegemonia do lado masculino ao longo deste início de século. Um dos dados estatísticos que atesta bem o que dizemos é o facto de a próxima atualização do ranking, esta segunda-feira, ser a primeira desde março de 1997 a contar com quatro tenistas norte-americanos no top 15 do ranking ATP, algo que durante os anos 70, 80 e 90 foi muito comum…

QUATRO NORTE-AMERICANOS NO TOP 15 MUNDIAL

10. Taylor Fritz

12. Tommy Paul

14. Ben Shelton

15. Tommy Paul

Nenhum destes jogadores era sequer nascido na última vez em que tivemos quatro tenista de terras de Tio Sam no top 15 do ranking ATP.

A ÚLTIMA VEZ COM QUATRO NORTE-AMERICANOS NO TOP 15 (MARÇO DE 1997)

1. Pete Sampras

3. Michael Chang

13. Andre Agassi

14. Todd Martin

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt