É mesmo verdade? Nuno Borges arrasa Nadal e conquista primeiro título ATP da carreira!

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 21, 2024
Foto: EPA

Parece mentira mas não é. É mesmo muito verdade! Nuno Borges é dono de um título ATP pela primeira vez na carreira e fê-lo a arrasar — sim, isso mesmo — um tal Rafael Nadal… em terra batida! O número um nacional, 51.º do ranking mundial, soube lidar com os nervos e ansiedade de um momento tão especial e brilhou para completar um verdadeiro conto de fadas em Bastad.

Com Nadal muito longe do melhor nível e claramente desgastado pelas constantes batalhas durante a semana, Nuno Borges soube aproveitar tudo de maneira eficaz e nunca deixou o antigo número um do Mundo, agora 261.º aos 38 anos, entrar verdadeiramente na batalha. Prova disso são os parciais 6-3 e 6-2 com que se escreveu mais história para o ténis português.

Leia também:

 

Só mesmo a fase inicial foi mais tremida. Borges quebrou para fazer o 2-1 e seguiram-se mais quatro breaks consecutivas até que o português estabilizou para vencer por 6-3. Já no segundo parcial, Borges nunca viu o serviço ameaçado e manteve a pressão, acabando mesmo por fechar um dia de sonho na Suécia.

Desta forma, Nuno Borges junta-se a João Sousa como os únicos portugueses a conquistarem títulos ATP — o vimaranense sagrou-se campeão por quatro vezes –, ao passo que Nadal perdeu apenas a sua nona final em 72 (!) jogadas em terra batida: o maiato junta-se a um grupo que só contava com Novak Djokovic (4), Roger Federer (2), Andy Murray (1) e Horacio Zeballos (1).

Um sonho tornado realidade. Nuno Borges é campeão, ganhou a Nadal numa final e vai ser o novo número 42 do ranking mundial, colocando-se também no 27.º posto da Race para as ATP Finals.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt