Duarte Vale perde com Cação, mas joga com Faria acesso à final na Figueira

Por Tiago Ferraz - Julho 10, 2020
duarte-vale

Duarte Vale carimbou, esta sexta-feira, a passagem às meias-finais da terceira etapa do circuito FPT, na Figueira da Foz, apesar de ter perdido com  Tiago Cação pelos parciais de 7-6(4) e 7-6(6).

O primeiro set começou com grande ascendente por parte de Tiago Cação, que conseguiu dois breaks consecutivos, nos segundo e quarto jogos, e ficou a ver por 5-0. Ainda assim, quando tudo parecia encaminhado para uma vitória fácil, Duarte Vale reagiu, devolveu os dois breaks, nos sétimo e nono jogos (5-4) e serviu para o cinco igual.

Nos jogos seguintes não houve registo de breaks e o set seguiu para um tie-break: nesta fase, Tiago Cação foi superior e, com dois mini breaks, selou a vitória na partida inicial com um 7-6(4).

Na segunda partida, o equilíbrio foi nota dominante e, prova disso, foi que o parcial chegou, novamente, empatado a seis no final dos 12 jogos regulamentares e com apenas dois breaks a serem registados, um para cada lado: a partida foi definida num novo tie-break e, nesta fase, Cação foi superior, venceu por 8-6, mas Vale garantiu a passagem à meia-final devido à diferença no número de jogos ganhos e perdidos.

Vamos a contas: Duarte Vale teve um saldo de 1 vitória, 2-2 em sets e 24-19 em jogos; Tiago Cação, por sua vez, tem um saldo de uma vitória, 2-2 em sets, mas tem 21-24 em jogos. Já Henrique Rocha tem um saldo de 17-20 em jogos pelo que Duarte Vale está mesmo nas meias finais da terceira etapa do circuito FPT.

O encontro de acesso à final vai ser jogado entre Duarte Vale e Luís Faria que venceu o grupo 1.

Tiago Ferraz
Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.