Dois miúdos de 18 anos nos ‘quartos’ do US Open? Não acontecia desde 1988

Por José Morgado - Setembro 7, 2021
alcaraz-raducanu

Carlos Alcaraz e Emma Raducanu, de 18 anos, estão a ser duas das grandes estrelas do US Open 2021, ao chegarem com essa tenra idade aos quartos-de-final do último Grand Slam do calendário. O espanhol é o mais jovem a chegar aos ‘quartos’ masculinos na Era Open, a britânica a mais nova desde Belinda Bencic em 2014, mas contar com um tenista desta idade em cada quadro é feito… raríssimo.

A última vez que tal aconteceu no US Open foi em 1988, quando a argentina Gabriela Sabatini e o norte-americano Andre Agassi chegaram ao top 8. Nessa edição, Agassi acabaria por perder nas ‘meias’ com Ivan Lendl, ao passo que Sabatini chegou mesmo à final, onde só perdeu com a alemã Steffi Graf, que concluiu nesse encontro o Golden Slam, uma vez que já tinha vencido nesse ano o Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e os Jogos Olímpicos.

É por pouco que o número de jovens de 18 anos nos quartos-de-final não é superior, uma vez que Leylah Fernandez, canadiana ainda em prova, celebrou 19 anos esta segunda-feira.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt