Djokovic vai de menos a mais e espera por Alcaraz ou Tsitsipas nas ‘meias’ de Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 6, 2023

Novak Djokovic começou o encontro diante de Karen Khachanov de forma algo incaracterística, até porque enfrentava um jogador que tinha derrotado em oito dos nove embates anteriores. Até perdeu o seu primeiro set em Roland Garros 2023. Mas o sérvio baixou a cabeça, seguiu para a luta, encontrou um nível mais próximo do melhor e acabou por resolver a questão para se apurar pela 12.ª vez na carreira para as meias-finais do Grand Slam francês, apenas atrás das 15 de Rafael Nadal.

O número três do ranking ATP superou o 11.º com os parciais 4-6, 7-6(0), 6-2 e 6-4, em 3h43, o que mostra como não foi, de facto, fácil desatar o nó. Na primeira partida, Djokovic preocupou certamente os seus fãs, até porque não criou nenhum break point e enfrentou sete, salvando seis deles. Mas o mal estava feito e Khachanov saía na frente.

Djokovic foi recuperando melhores níveis físicos no segundo set e estabilizou no serviço, mas ainda não conseguia criar break points. Por isso mesmo, a decisão foi para o tie-break, no qual se voltou a mostrar inatacável. Já vai em cinco em cinco neste Roland Garros e desta feita nem um ponto perdeu. Isso desbloqueou o encontro para Nole, que voou na terceira partida e estava disparado na quarta, até ser quebrado para 4-4. Como é que reagiu a isso? Ganhou os oito pontos seguintes e selou a vitória.

Desta forma, Nole salta virtualmente para o segundo lugar do ranking ATP, ultrapassando Daniil Medvedev, sendo que agora fica à espera de Carlos Alcaraz ou Stefanos Tsitsipas para saber quem será o seu adversário nas meias-finais.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt