De Minaur lamenta desaire com Alcaraz: «Sinto que tive o primeiro set nas mãos…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 10, 2025

Alex de Minaur perdeu o seu encontro de estreia nas ATP Finals, ao ceder frente a Carlos Alcaraz. O australiano chegou a comandar por 5-4 — com serviço — o tie-break do primeiro set, mas fraquejou nessa altura e viu o espanhol fugir com o triunfo, algo que o deixou a pensar.

“A frustração chega quando sais do court e falas com a tua equipa sobre como se jogaram esses pontos e como podias ter feito as coisas melhor. Houve momentos em que ele fez coisas extraordinárias, especialmente a perder. Só me posso arrepender de a 5-4 ter jogado com dois segundos serviços. Aí está a grande diferença. Se jogasse com dois primeiros, de repente estou a controlar o ponto e aí sentia que estava a fazer as coisas bem. Tentei que essa oportunidade não me afetasse, mas nas no segundo set ele esteve perfeito, sem erros,  e tornou tudo muito difícil, afirmou.

Por outro lado, explicou o que o separa de Alcaraz nesta altura. “Se olhar para este encontro e para os duelos que temos tido, sinto que estou bastante perto de ter o meu momento. Acho que desta vez foi dos níveis mais altos que já mostrou contra mim. Quando está a bater a esquerda paralela assim, é sinal de que está a jogar com muita confiança. Normalmente esse é o lado em que me sinto mais confortável contra ele, mas esteve incrível. Quebrou-me um par de vezes o serviço com um winner puro de esquerda paralela. Quando joga assim, é muito difícil. Olho para o primeiro set e sinto que o tive nas minhas mãos. Se o tivesse ganho, não acho que ele tinha jogado a esse nível no segundo… Só posso virar a página e preparar-me para o próximo encontro”, rematou.

Leia também:

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt