De Minaur bate Zverev, mantém Austrália viva na United Cup e garante top 10

Por José Morgado - Janeiro 6, 2024
de minaur

Alex De Minaur, de 24 anos, alcançou este sábado uma das vitórias mais importantes da sua carreira! O australiano não só conseguiu manter a Austrália viva nas meias-finais da United Cup, em Sydney, como garantiu pontos suficientes para fazer a sua estreia no top 10 mundial na próxima segunda-feira, tornando-se no primeiro australiano desde Lleyton Hewitt, em 2006, a atingir esse estatuto.

O tenista que nasceu precisamente em Sydney mas que cresceu e ainda viva na costa de Espanha estava obrigado a vencer Alexander Zverev (7.º ATP) para manter a Austrália viva na United Cup — após a vitória de Angelique Kerber no duelo de singulares — e foi exatamente isso que fez, triunfando por 5-7, 6-3 e 6-4, num duelo de grande qualidade. É a terceira vitória da semana diante de um top 10, depois de ter superado Taylor Fritz na fase de grupos e Novak Djokovic nos quartos-de-final.

A segunda meia-final da United Cup será decidida nos pares mistos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt