De menino a homem, De Minaur salta de fora do top200 para top50 em oito meses: «Estou orgulhoso»

Por José Morgado - Agosto 5, 2018

Alex De Minaur, jovem australiano de apenas 19 anos, é uma das grandes histórias de 2018. O jovem de Sydney, que vive e treina em Alicante, Espanha, desde muito pequeno, vai fazer na próxima segunda-feira a sua estreia no top 50 mundial, depois de em inícios de janeiro, há apenas oito meses, ter começado a temporada fora… do top 200!

O tenista dos Antípodas, que passou por Portugal em maio — Estoril, Braga e Lisboa — está muito orgulhoso da sua semana em Washington, onde este domingo discutirá o título com Alexander Zverev. “Estou incrivelmente orgulhoso de mim. Lutei muito nas meias-finais, puxei por mim mesmo, tentei ganhar cada ponto e esta é a melhor vitória da minha vida.”

O ‘Demónio’, como é conhecido pelos fãs e amigos, ficou impressionado com o apoio do público e não esconde que seria especial imitar o mentor Lleyton Hewitt e… ser campeão. “O público foi incrível. Não sou americano, mas senti que estava a jogar em casa. Encorajaram-me desde o primeiro ponto. Significaria muito ganhar aqui, um torneio ATP 500, mas a final vai ser muito difícil, diante de um grande jogador. Vou dar novamente tudo.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt