Como vão ficar os top 20 ATP e WTA se todos os pontos forem retirados nas próximas 6 semanas?

Por Bola Amarela - Março 15, 2020
djokoviccc

O ténis mundial está parado por causa do coronavírus durante, pelo menos, mais seis semanas e isso poderá ter consequências enormes nos respetivos rankings mundiais caso as classificações não sejam congeladas como alguns protagonistas já vão pedindo. O site espanhol ‘Punto de Break’ elaborou duas tabelas muito interessantes com os respetivos top 20 caso todos os pontos até dia 27 de abril seja retirados e com a garantia de que nenhum jogador somará pontos até lá…

Na classificação ATP, há muito boa gente a cair muitos lugares e outros a beneficiarem ligeiramente com a situação, ou por não defendiam grande coisa nestas semanas — casos de Stan Wawrinka, Pablo Carreño Busta ou Alex De Minaur, por exemplo, que estiveram lesionados ou longe da ribalta nesta fase da época passada. Dominic Thiem, Fabio Fognini, John Isner ou Denis Shapovalov seriam os mais prejudicados, para além de Roger Federer, que também perde muitos pontos mas nunca jogaria qualquer evento por estar a recuperar de lesão.

Entre Novak Djokovic e Rafael Nadal a diferença iria aumentar, pois o sérvio não esteve bem nos meses de março e abril de 2019.

Nas senhoras, há situações idênticas. As duas melhores jogadoras da atualidade perderiam muitos pontos, mas Ash Barty manteria boa margem sobre Simona Halep. Serena Williams, que defende poucos pontos até Wimbledon, não sofreria muito com questões de ranking, ao passo que Bianca Andreescu e Madison Keys estariam à mercê de grandes quedas. Mais abaixo, Venus Williams deixaria o top 100.

Bola Amarela