Como o histórico título de Nadal no Australian Open alimenta o fogo de Djokovic e Federer

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 5, 2022

Rafael Nadal surpreendeu ao conquistar um histórico título no Australian Open, abrindo vantagem para Novak Djokovic Roger Federer no que a troféus do Grand Slam diz respeito. Ora, como é que essa caminhada em Melbourne Park vai afetar os outros membros do Big Three? Darren Cahill, histórico treinador que trabalhou com Lleyton Hewitt, Andre Agassi, Ana Ivanovic ou Simona Halep, acredita que Nole e Roger vão ficar ainda mais motivados.

“Acredito que Novak vai usar tudo o que acontecer para alimentar o fogo com que sempre competiu. Estou certo de que está a lutar para melhorar o seu ténis e não tenho dúvidas de que vamos ver um nível incrível dele nos próximos anos. Penso também que o que Rafa fez pode repercutir no Roger. É possível que lhe encha o tanque. Roger pode pensar ‘se o Rafa continua a fazer isto, por que não posso eu se estiver saudável?’. O amor ao jogo ainda o tem e isso é o que fez estes três jogadores serem enormes”, afirmou ao Sportskeeda.

Questionado sobre o que poderá acontecer em Roland Garros, Cahill, que recentemente se separou de uma ligação de muito sucesso com Halep, acredita que poderemos ter uma grande batalha entre Djokovic e Nadal.

“Se Djokovic finalmente voltar, creio que podemos afirmar que tanto ele como Rafa serão os principais favoritos para Roland Garros. Sabemos que se queres ganhar em Paris tens de ser capaz de derrotar Nadal à melhor de cinco sets em terra batida, algo que a história tem mostrado ser muito difícil, mas Novak já exibiu um nível impressionante nas últimas temporadas”, referiu.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt