Como Medvedev se transformou em dois grandes torneios que eram um pesadelo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 17, 2024
med

Daniil Medvedev tem sido uma das grandes estrelas do ténis mundial ao longo dos últimos anos, algo que fica desde logo comprovado pelo facto de já ter sido campeão do Grand Slam, várias vezes finalista em Majors e número um do ranking ATP. Mas havia dois grandes torneios que teimavam nunca correr bem ao tenista russo, até que conseguiu desbloqueá-los a partir da temporada passada.

Em causa estão os Masters 1000 de Indian Wells e Roma. Competições que se juntam pelo facto de serem disputadas em condições muito lentas, mesmo que o torneio norte-americano seja jogado em hard court. Ora, Medvedev não percebia a forma como aplicar o seu ténis nestes ambientes, ao ponto de ter combinado apenas seis vitórias nas primeiras oito edições dos dois eventos combinados, ou seja, até ao fim de 2022.

No entanto, a partir de 2023, jogou por três vezes (duas vezes o Masters 1000 de Indian Wells e uma o de Roma), tendo já… 16 triunfos! Uma mudança de 180 graus, com o facto quase inacreditável de Medvedev ter conquistado o torneio de Roma na época passada.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt