Alcaraz acaba com a série de vitórias de Sinner e repete final em Indian Wells

Por José Morgado - Março 17, 2024

Afinal, há quem consiga derrota Jannik Sinner! Carlos Alcaraz, número dois do Mundo, garantiu este sábado a qualificação para a sua segunda final consecutiva no ATP Masters 1000 de Indian Wells, onde defende o título, ao tornar-se no primeiro jogador a derrotar o seu rival e amigo italiano desde novembro, quando Novak Djokovic o bateu na final das ATP Finals de Turim. Foram 19 vitórias seguidas de Sinner, que pelo meio conquistou a Taça Davis, o Australian Open e o ATP 500 de Roterdão.

Num duelo que também valia a segunda posição do ranking, Alcaraz, de 20 anos, virou para bater Sinner, de 22, por 1-6, 6-3 e 6-2, num duelo que ultrapassou ligeiramente as duas horas mas que terminou cerca de cinco depois de começar, uma vez que a chuva interrompeu a partida durante três longas horas. Protagonistas da rivalidade mais fascinante do ténis moderno, Alcaraz e Sinner ofereceram-nos dezenas de trocas de bola espetaculares, winners épicos e muita emoção, ainda que só no segundo set tenham verdadeiramente jogado bem ao mesmo tempo…

Alcaraz vai jogar a sua sexta final Masters 1000 aos 20 anos diante do vencedor do encontro entre o russo Daniil Medvedev e o norte-americano Tommy Paul, que se defrontam na segunda meia-final. É a primeira final de Alcaraz desde a (traumática) derrota para Novak Djokovic em Cincinnati, há sete meses. Tinha perdido quatro meias-finais desde então (US Open, ATP Finals, Australian Open e Buenos Aires).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt