Carreño Busta frustra sonho de Medvedev e marca duelo com Khachanov nas ‘meias’ olímpicas

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 29, 2021

Com ténis de alto nível e uma força mental impressionante, Pablo Carreño Busta somou uma das maiores e mais especiais vitórias da carreira até ao momento. O número 11 do ranking ATP deixou pelo caminho Daniil Medvedev rumo às meias-finais dos Jogos Olímpicos, ficando a apenas um passo de garantir uma medalha para Espanha nestas Olimpíadas de Tóquio. E Carreño Busta tem todos os motivos para sonhar… mas já lá vamos.

A enfrentar o vice-líder da hierarquia mundial masculina, o espanhol triunfou com os parciais 6-2 e 7-6(5), depois de 1h43 de ténis duro na linha de fundo, onde se mostrou demasiado forte para frustrar o sonho do russo. Carreño Busta dominou o primeiro set de forma clara, sem enfrentar qualquer ponto de break, antes de ver Medvedev reagir no segundo. Daniil liderou por 4-2, mas deixou escapar a vantagem de um break e não teve força para aguentar no tie-break, onde o espanhol voltou a mostrar-se mais firme mentalmente.

Desta forma, Carreño Busta evita uma meia-final 100 por cento russa e fica a um passo de colocar uma medalha ao pescoço. É que agora vai ter pela frente o russo Karen Khachanov (25.º), que até foi o primeiro homem a garantir um lugar nas meias-finais, depois de bater o francês Ugo Humbert (28.º), com os parciais 7-6(4), 4-6 e 6-3.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt