Olhem quem apareceu! Bublik conquista o maior título da sua carreira em Halle

Por José Morgado - Junho 25, 2023

Alexander Bublik, cazaque que entrou nesta semana como número 48 do Mundo mas que vai voltar ao top 30 do ranking, conquistou este domingo o ATP 500 de Halle, na Alemanha, o maior título da sua carreira e apenas o segundo do total de troféus, depois de ter triunfado no ATP 250 de Montpellier, em fevereiro de 2022.

Depois de eliminar quatro membros do top 25 até à final – Borna Coric (14.º), Jan Lennard Struff (21.º), Jannik Sinner (9.º) e Alexander Zverev (22.º) –, o cazaque de 26 anos derrotou desta feita o russo Andrey Rublev, sexto do ranking ATP, por 6-3, 3-6 e 6-3, numa final com alguns altos e baixos mas onde o talento e ousadia de Bublik acabou por fazer a diferença.

Bublik vai reentrar no top 30, subir à sua melhor classificação de sempre (27.º ATP) e ser cabeça-de-série em Roland Garros.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt