Alcaraz desfaz dúvidas em relva, conquista Queen’s Club e é de novo número 1

Por José Morgado - Junho 25, 2023
alcaraz-londres

Havia quem duvidasse de que Carlos Alcaraz pudesse ser um candidato em Wimbledon 2023, mas o espanhol de 20 anos mostrou que tais dúvidas eram bastante… prematuras. A jogar apenas o seu terceiro torneio de relva da carreira e primeiro fora de Wimbledon, Alcaraz conquistou este domingo o título do ATP 500 do Queen’s Club, em Londres. É o seu 11.º título da carreira e quinto da temporada — um recorde da época até ao momento e que iguala o seu registo de 2022.

Na final deste domingo, Alcaraz derrotou o australiano Alex De Minaur, número 18 do Mundo e também ele a fazer uma grande semana, por 6-4 e 6-4, num duelo equilibrado, de qualidade e no qual o tenista de Múrcia aproveitou o ponto de break de que dispôs em cada um dos sets. Foi uma semana perfeita para o espanhol, que ainda perdeu o seu primeiro set na eliminatória inaugural mas depois venceu 10 sets consecutivos rumo ao título.

Alcaraz volta a ultrapassar Novak Djokovic no ranking ATP e será número um do Mundo no início de Wimbledon, onde este ano ninguém defende pontos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt