Big Three volta a sair do top 2: que idade tinham as estrelas de hoje na última vez?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 7, 2022

A próxima segunda-feira vai ser uma data marcante no ténis masculino. Pode ser só mais uma atualização do ranking, mas a verdade é que tem um significado simbólico. Com os pontos de Roland Garros a ficarem finalmente acertados, Novak Djokovic vai descer para o terceiro lugar, pelo que as duas primeiras posições ficam nas mãos de Daniil Medvedev e Alexander Zverev.

Ora, mais de 18 anos depois, o top 2 não vai ter nenhum membro do Big Three, algo que tem sido uma constante, sendo que durante grande parte do tempo estavam lá dois deles. É preciso recuar a 16 de novembro de 2003 para descobrir a última vez que isso aconteceu, quando Andy Roddick era número um e Juan Carlos Ferrero o vice-líder.

E para que se tenha noção da magnitude do que estamos a falar, podemos ver que idade tinham as estrelas que brilham hoje em dia. Medvedev, o novo número um, tinha sete anos, Zverev seis, Casper Ruud tinha quatro anos, Stefanos Tsitsipas cinco, Andrey Rublev seis, Felix Auger-Aliassime três e Carlos Alcaraz tinha… seis meses.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AnnaK_4ever/status/1533836944589090816?s=20&t=uSle-Dmhe_cccW-VvHcAfw

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt