Bia Haddad bate jovem russa em Roland Garros e garante melhor campanha da carreira em Slams

Por Bruno da Silva - Junho 1, 2023
bia haddad shnaider
José Morgado/Bola Amarela

Em jogo duro e equilibrado até o fim, a brasileira Bia Haddad prevaleceu contra a russa Diana Shnaider (108ª da WTA) e garantiu vaga inédita à terceira rodada de um Major. A número 14 do mundo anotou 6-2, 5-7 e 6-4, em 2h40, nesta quinta-feira (1º), pela segunda fase de Roland Garros 2023. Com o triunfo, ela já faz sua melhor campanha na carreira em Slams.

A primeira parcial foi muito tranquila para Bia Haddad. Ela sofreu uma quebra no início, no único break point que cedeu, mas contou com muitos erros de Shnaider e precisou de 41 minutos para fazer 6-2.

No segundo set, Bia teve quebra de vantagem em duas oportunidades – 1-0 e 3-2 -, mas permitiu a reação de Shnaider. A brasileira passou de oito erros não-forçados na primeira parcial para 17 na segunda e, depois de salvar set point servindo em 4-5, acabou quebrada no 5-6 e viu a russa empatar o duelo.

Bia começou o set decisivo ainda bastante irregular, mas conseguiu se manter no jogo e quebrou no quinto game para abrir vantagem. Shnaider chegou a empatar novamente o duelo em 4-4, mas foi quebrada de 0-40 na sequência. Servindo para o jogo, a brasileira se impôs e finalmente fechou a partida.

Bia encara na terceira rodada a vencedora do confronto entre a russa Ekaterina Alexandrova e a alemã Anna-Lena Friedsam.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.