ÉPICO. Bia Haddad sobrevive ao duelo mais longo do ano e está nos ‘quartos’

Por Bruno da Silva - Junho 5, 2023
bia haddad rg 2023
Divulgação/WTA

Segue a campanha histórica de Bia Haddad em Roland Garros 2023! A brasileira, número 14 do mundo, derrotou Sara Sorribes Tormo (132ª) com parciais de 6-7(3), 6-3 e 7-5, em 3h51, e avançou para os quartos-de-final. Este foi o quinto confronto entre as duas tenistas, e a terceira vitória da paulista, que nunca antes havia passado da segunda ronda de um Slam antes deste. Uma tenista feminina não chegava tão longe num Major desde Maria Esther Bueno em 1968.

Esta foi a partida mais longa da temporada, superando outro jogo de Bia Haddad – a derrota para Anhelina Kalinina, em 3h41, em Roma.

Batalha épica

Todos os sets tiveram mais do que uma hora de duração. O início de jogo foi muito promissor para Bia Haddad, que, em cerca de meia hora, já tinha 5-2 e duas quebras de vantagem. Sorribes Tormo, porém, se manteve no jogo e passou a prevalecer nos ralis, vencendo 12 dos 13 pontos seguintes para igualar o marcador. A brasileira ainda teve outra chance de servir para o set após conseguir nova quebra no 11º game, mas desperdiçou.

No tie-break, a estratégia de Sorribes prevaleceu. Utilizando muito a potência dos golpes da brasileira para contra-atacar, a espanhola abriu 6-2 e fechou com mais uma mini-quebra (a brasileira não venceu nenhum ponto no serviço no game desempate): 7-6(3), em 1h09. Com uma postura bem mais agressiva, Bia Haddad teve o dobro de erros não-forçados (19 a 9), mas não compensou nos winners (18 a 15).

No início do segundo set, a espanhola foi muito firme em games que ficaram  marcados por serem muito longos e que contou com muitos ralis longos. Assim, Sorribes Tormo abriu 3-0 na parcial. Sem se deixar levar pela desvantagem, em mais um game de mais de 10 minutos, Bia conseguiu reagir e empatou o placar do set pela primeira vez em 3-3 após dupla falta da adversária.

Seguindo focada e agressiva, a brasileira salvou break point e, confirmando novamente o serviço, ficou na frente anotando o quarto game consecutivo. Vencendo oito dos últimos 12 pontos, Bia venceu o sexto game seguido, fechou em 6-3 e forçou definição no terceiro set contra a tenista espanhola.

O terceiro começou com uma quebra de cada lado, mas Bia Haddad tomou à frente do placar no quinto game e não largou mais. Sorribes Tormo manteve os pontos longos, mas passou a cometer mais erros. Enfrentando games longos e desperdiçando três match points no serviço da rival, a brasileira acabou quebrada quando sacava no décimo game, sofrendo o empate em 5-5.

Na sequência, porém, ela quebrou Sorribes outra vez e, na segunda chance de servir para o jogo, não desperdiçou e garantiu mais uma histórica vitória.

Sequência do torneio

Nas quartas de final, Bia Haddad encara a número 7 Ons Jabeur, que vem de vitória tranquila sobre Bernarda Pera (36ª). A tunisiana lidera o confronto direto por 2 a 0.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.