As razões que levam Nadal a defrontar Ruud mesmo estando eliminado das ATP Finals

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 17, 2022

Rafael Nadal já não tem qualquer hipótese de se apurar para as meias-finais das ATP Finals, mas a verdade é que o número dois do Mundo, primeiro cabeça-de-série em Turim, vai mesmo a jogo diante de Casper Ruud num encontro que já não tem qualquer implicação para as contas do grupo. No entanto, há motivos que levam o maiorquino a disputar esse encontro.

Ora, desde logo estão em jogo 200 pontos para o ranking ATP, que se podem revelar especialmente importantes. É que tanto Stefanos Tsitsipas como Casper Ruud têm Nadal no ponto de mira e podem ultrapassá-lo — embora só um o possa fazer — antes do Australian Open. Ora, isso faria logo com que Rafa passasse a ser o terceiro cabeça-de-série no Australian Open, em vez de beneficiar do estatuto de segundo favorito.

Por outro lado, Nadal tenta recuperar a confiança que os problemas físicos lhe tiraram desde o US Open, de maneira a fechar a época com outro tipo de sensações que o deixam mais seguro no ataque para 2023. Resta saber se conseguirá derrubar Ruud para alcançar esse objetivo.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt