Andreeva, de 16 anos, atropela ídolo Jabeur e avança na Austrália

Por José Morgado - Janeiro 17, 2024

Mirra Andreeva, jovem russa que é um verdadeiro talento geracional e que já ocupa o 47.º posto do ranking WTA aos 16 anos — apesar de nem sequer lhe ser permitido pelas regras do circuito feminino jogar muitos torneios –, viveu esta quarta-feira o momento mais importante da sua carreira, ao derrotar a tunisina Ons Jabeur, número seis do Mundo, a caminho da terceira ronda do Australian Open, prova na qual foi vice-campeã de juniores no ano passado.

E fê-lo de maneira… arrasadora. A jovem russa atropelou completamente a jogadora que segundo ela foi a sua maior inspiração na infância por 6-0 e 6-2, num encontro que resolveu em 54 minutos e no qual nunca deu a menor hipótese à tunisina, que passou completamente ao lado da ocasião. Jabeur, de 29 anos, não quis jogar qualquer torneio oficial antes do Australian Open como experiência, mas apareceu em Melbourne irreconhecível e totalmente fora de fora. Neste encontro disparou 9 winners, 24 erros não-forçados e criou apenas um ponto de break.

Andreeva aguarda na terceira ronda pela vencedora do encontro entre a sua compatriota Kamilla Rakhimova e a francesa Diane Parry. Será favorita diante de qualquer uma das duas…

HISTÓRICO: Andreeva é a mais jovem de sempre a dar um 6-0 a uma top 10 num Slam

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt