Alcaraz sobe numa lista histórica que já não tem membros do Big Three

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 16, 2024

Carlos Alcaraz simplemente não sabe o que é perder na primeira ronda de um torneio do Grand Slam. Esse registo foi ampliado no Australian Open 2024 com o triunfo sobre Richard Gasquet e até pode parecer algo perfeitamente banal tendo em conta que falamos do números dois do Mundo. Mas a verdade é que o que fez o jovem de 20 anos está a fazer neste departamento tem muito poucos precedentes.

Basta ver que Alcaraz vai com 12 vitórias e zero derrotas em rondas inaugurais de Majors, o que o deixa no terceiro lugar da história, somente atrás de Ken Rosewall (15-0) e Bjorn Borg (26-0), entre os tenistas que nunca foram eliminados no primeiro obstáculo de um torneio do Grand Slam.

Trata-se de uma lista que já não conta com qualquer membro do Big Three, tendo em conta que Novak Djokovic – no caso do sérvio foi nos dois primeiros quadros principais de Majors na carreira — e Rafael Nadal perderam por duas vezes na ronda inaugural, ao passo que Roger Federer foi eliminado a abrir em seis ocasiões.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt